sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ciúmes: quem não sofre desse mal, atire a primeira pedra!



Hoje não estou muito animada pra escrever, mas não posso deixar que meu propósito de manter este Blog “vivo”, se perca. Quando escrevo me sinto bem, esqueço o meu mundo e mergulho no teu em busca de algo que possa atraí-lo, que o traga sempre a este lugar, no intuito que você possa se identificar com qualquer coisa que eu diga, ou até mesmo com apenas uma palavra...
Porém, é difícil encontrar algo atrativo, principalmente quando nada faz sentido...
Vamos lá! Esqueçamos os meus queixumes...


Quem nunca sentiu aquela dorzinha, uma alfinetada na alma, o coração apertado, os pensamentos desenfreados, viajando a mil por hora, lhe fazendo ter as mais alucinantes, torturantes idéias do que o seu amado (a) possa está fazendo?
Pois é, tudo isso são reações adversas provocadas pelo ciúme. Esse sentimento que envolve amados e amantes, que em excesso, se torna possessivo, devastador, torturante...
Entretanto, não podemos esquecer que a sua total ausência tampouco é desejável – é preocupante -, pois uma pitada de ciúme faz bem, sim, a qualquer relação, como dizem por aí.
Somos dotados de uma torrente de sentimentos, uns controláveis outros não.
Talvez seja esse o motivo pelo qual me encontro assim: “jururu”...Puro ciúme!
Descobre que sofro desse mal...Sinto ciúmes de tudo e todos! E, ainda é o tipo do ciúme “osso duro”, senti e odeia o que está sentindo. Típico de mulher que não aceita que um homem pode deixá-la insegura, dominada, como dizem por ai: “arriada os quatro pneus”. E, ainda não admite se deixar dominar por banalidades.
Todavia, o que se constata é que homens e mulheres são dotados de ciúmes sim. Todos nós somos ciumentos, em maior ou menor grau. A diferença está em como cada um encara e lida com esse sentimento.
Segundo o italiano Willy Pasini, professor de psiquiatria e sexólogo, após um estudo sobre os ciúmes, escreveu o livro Ciúme, a Outra Face do Amor. Neste, o autor faz relatos sobre esse tal sentimento que circunda todos os casais, sejam eles jovens apaixonados, amigos e amantes ou grandes amores.
Confesso que ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas pude constatar tal fato em uma reportagem da revista Veja, a qual o contexto me chamou atenção e deu-me a triste notícia que sou uma ciumenta compulsiva...Na verdade, eu já sabia...Tudo tem seu preço! Até amar custa caro! E o ciúme tem parte nessa dívida.


Então, já que estamos falando em ciúmes, veja você também, qual a medida do seu ciúme de acordo o manual de Pasini.

A MEDIDA DE CADA UM:
1- Você definiria o seu modo de amar como:
a) racional
b) possessivo
c) fantasioso
2- Se descobre que o(a) parceiro(a) tem um livro ou um DVD erótico, você:
a) se preocupa
b) fica curioso
c) fica com raiva

3- Em seu Fragmentos de um Discurso Amoroso, Roland Barhes escreve: “Como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro, porque me deixo dominar por banalidade. Sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e por ser comum”.
Você sofreria mais sendo:
a) banal
b) agressivo
c) omisso

4- No início de um relacionamento, você gasta tempo:
a) falando do presente
b) contando o passado
c) fantasiando sobre o futuro

5- Você gostaria de rever:
a) Demi Moore em proposta idecente
b) Meg Ryan em Harry e Sally
c) Glenn Close em Atração Fatal

6- Se o (a) parceiro(a) admite uma traição, você:
a) se separa
b) perdoa
c) trai

7- Quando um amigo pede emprestado um livro de que gosta muito, sua reação é:
a) dizer que precisa dele e não emprestar
b) dar a ele um exemplar de presente
c) emprestar

8- Num relacionamento amoroso, deve-se contar a verdade:
a) sempre, seja qual for
b) nem sempre; pequenos segredos fazem bem ao amor
c) depende do(a) parceiro(a)

9- Qual destes casais você considera mais fascinante?
a) Grace Kelly e o príncipe Rainier de Mônaco
b) Marilyn Monroe e John F. Kennedy
c) Ulisses e Penépole

10- Você percebe que seu par freqüenta salas de bate-papo na Internet e;
a) lhe dá um presente uma webcam
b) inventa um pseudônimo e entra também
c) dá uma desculpa, leva o computador para o concerto e avalia a reação dele(a)


· Até 19 pontos – Ciúme não faz parte de seu vocabulário. Você o vê quase com um defeito, não consegue entendê-lo e não suporta senti-lo. Isso pode fazer com que você pareça frio (a), distante e desinteressado (a) de seu par.
· Até 20 a 27 pontos – Seguro (a) e equilibrado (a), você tem uma boa relação com suas emoções. Acha o ciúme esporádico e dosado normal nos seres humanos. Eventualmente, pode indicar que algo não anda bem na relação ou, ao contrário, servir de afrodisíaco.
· De 28 a 36 pontos – Sua tendência a se controlar o (a) parceiro (a) impede que você dê razão às emoções e pode comprometer a vida a dois. Sua segurança está em duvidar, um sentimento típico de pessoas ciumentas.
· Acima de 37 pontos – Ciúme é palavra ordem na sua vida. Desconfiado (a), sente necessidade de checar, sondar espionar, controlar. Ao duvidar do amor do seu par, permite que o ciúme tome conta da sua mente.

Fonte do questionário e da tabela:
Revista Veja 07 de julho, 2006


OBS: Caso não se importe, deixe no comentário qual o seu tipo e grau de ciúmes...BJS!


Um comentário:

  1. Haha... O meu deu 42. kkkkkk
    Eu nao axo q sou tao siumenta nao, se bem que qnd fiko cm siumes eu investigo mesmo, porcuro saber dos minimos detalhes ateh ter certeza antes de tomar uma decisao. Eh preciso pensar antes de agir sempre^^


    JhesS!

    ResponderExcluir

"Ler é um risco...Comentar é preciso!"