domingo, 26 de abril de 2009

"A leitura da palavra é precedida da leitura do mundo."




Desligue-se, e ligue-se num Blog!



Ler é um risco, comentar é um ato de coragem...



Nós, pessoas comuns, educadores e educandos, leitores por esporte e prazer, críticos por conveniência ou profissão, para melhorarmos nossa prática de leitura devemos começar a avaliar o que é  a importância do ato de ler, e que este não está na compreensão errônea de que ler é devorar bibliografias, sem realmente serem lidas ou estudadas, que é “passar as vistas” nas fontes de informações divulgadas no espaço cibernético por “falta do que fazer” ou para uma simples pesquisa, para compilação de dados.


Quando selecionamos um texto, um livro, um “amontoados de letras” optamos por aqueles que condizem com a nossa realidade, que tenham informações que fazem parte do nosso contexto, aquelas aguçam a nossa curiosidade, ou até mesmo àqueles que infiltram na nossa intimidade. Dessa forma, também são escolhidos os BLOGS. Devemos ler sempre e seriamente aquilo que nos interessa e que favoreça a mudança da nossa prática, procurando nos adentrarmos nos textos, criando aos poucos uma disciplina intelectual que nos levará enquanto pessoa, e  não somente fazermos uma leitura do mundo, mas escrevê-lo e reescrevê-lo, ou seja, transformá-lo através de nossa prática consciente.



A leitura de um BLOG, assim como de um livro, pode trazer “bons frutos”. Um BLOG fornece um cenário diversificado de informações dentro de um contexto que é a cara do leitor, não importa a idade, a classe social, o grau de conhecimento sistematizado que esse tenha. Tudo que ele precisava é de “UM CLICk”, e ter acesso a esse novo mundo interligado por pontos, formando uma rede sem centro, tudo pertence a todos; é um círculo de troca mútua de conhecimento.


Sabemos que se mudarmos nosso conceito sobre o ato de ler, teremos condições de formar a nossa própria biblioteca intelectual, e também poderemos incentivar outros a fazer o mesmo, como ler e escrever seus textos, expor seu ponto de vista. Assim, iríamos aos poucos formando acervos intelectual, registros de uma história vivvida e repensada. Dessa forma estaríamos desmistificando esse estereótipo que o brasileiro (massa popular) leva consigo a "etiqueta de ANALFABETO FUNCIONAl".


O que proponho, é a afetiva participação de todos enquanto sujeito na construção do país, pois quanto mais consciente o povo faça sua história, tanto mais o povo perceberá com lucidez as dificuldades que tem a enfrentar nos domínios econômicos, sociais e culturais, no processo permanente de sua libertação como um ser ontológico.
E, através da cultura, essa divulgada aos “quatro ventos” que poderemos ter a visão do mundo, e construímos a nossa história sem versões distorcidas.








A leitura da palavra é precedida da leitura do mundo.



“A biblioteca popular como centro cultural e não como um depósito silencioso de livros, é vista como um fator fundamental para o aperfeiçoamento e a intensificação de uma forma correta de ler o texto em relação com o contexto” (FREIRE, p.38).





A maior biblioteca cultural que se tem atualmente são os BLOGS; o acervo cultural popular de maior acesso e mais próximo de leitor.





LEITURA RECOMENDADA:

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ler é um risco...Comentar é preciso!"