quarta-feira, 22 de abril de 2009

Educação: É questão de sorte ou azar?




Os Efeitos das  frases  tituladas como "Sorte do dia".











Meu caro amigo (a),

Hoje me deparei com uma frase que me casou uma certa inquietação.


A frase dizia o seguinte:

"A Educação é a melhor provisão para a jornada rumo à velhice ..."



Mas me diga o que TEM nesta frase de SORTE OU AZAR?




Diante dessa minha inquietação, não posso deixar de lhe fazer este questionamento: O Sistema Educacional Brasileiro tem oferecido suporte aos seus cidadãos para obterem uma abundância de coisas necessárias para a jornada rumo uma velhice?

Desculpe minha petulância em responder...

Nossos Jovens, futuros cidadãos da terceira idade (velhice) , vivem hoje atolados  num lamaçal de injustiças sociais: exclusão, desemprego, analfabetismos. Jovens alienados ao um sitema escravocrata, que fazem da educação uma alegorias de programas cheios de adereços, no intuito de colocar "panos quentes" nessa ferida que é a Educação no Brasil.

A divida que o sistema educacional tem com os jovens é de loga data. Muitos dizem já terem feitos e outros dizem estarem fazendo algo pra sanar essa dividida. Isso na frente dos palanques. Oprém, atrás dos bastidores, o discurso é bem diferente...

Entretanto como todo educador, eu ainda vejo uma luz no fundo do túnel. Algo será feito! E, esta divida será saldada!

 
Enfim, acredito que a mudança na Educação é como um incendio na floresta, se cada um trouxer um gotinha de água, o fogo apagrá. Assim será  na Educação, se cada um fizer a sua parte, não precisaremos nos preocupar com o futuro, uma vez que o presente  já  terá sua provisão. Eu acredito no meu País!

E cenas como esta há de não existir...

















Recomendo uma leitura do livro:
A Formação do Cidadão Produtivo: a Cultura do Mercado no ensino médio. Autores: Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta (Org.) 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ler é um risco...Comentar é preciso!"